Ufam implanta primeiro curso de doutorado em enfermagem da Região Norte

Na solenidade, que também teve aula inaugural, a nova coordenadoria do programa de pós-graduação foi empossada.

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio de sua Escola de Enfermagem de Manaus (EEM), começou a vivenciar um novo momento de sua história quando da implantação de seu curso de doutorado, o primeiro da Região Norte do País.

O marco aconteceu dentro das comemorações da 8ª Semana de Enfermagem, celebrada em todo País, mas que pela Ufam foi promovida entre os dias 12 e 21 de maio e homenageou a referência amazônida, a enfermeira Josephina de Mello.

À mesa da solenidade, o reitor, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Adriana Malheiro, o diretor da EEM, professor Esron Rocha e representantes das secretarias estaduais e municipais de saúde e nacional de Enfermagem.

O diretor da EEM, frisou que o curso de doutorado é mais que uma resposta à demanda regional para a modalidade de pós-graduação, era um objetivo, um intento.

“Ainda somos bastante jovens na pós-graduação, menos de 25 anos, mas somos muito atuantes, comprometidos e focados, nós sabíamos onde queríamos chegar e tivemos diretores que também estiveram imbuídos nesse propósito que hoje, se sagra como realidade”, disse.

Esron considerou que o doutorado da EEM continuará exigindo de todos uma grande responsabilidade. “Menos de 0,30% da população brasileira tem essa titulação e se formos estratificar dentro da nossa área, entre pouco mais de 3 milhões de trabalhadores enfermeiros, esse percentual é ainda menor. Teremos de ser de excelência”, disse.

Divulgação: Divulgação/Ufam

A professora Adriana Malheiro, pró-reitora da Propesp, relembrou a caminhada necessária para a implantação do doutorado. “Eu me emociono com o crescimento do PPG que teve início com o mestrado em associação com a Estadual do Pará. E muitos contribuíram para isso, como o professor Zilmar Augusto de Souza Filho, e todo um colegiado, ex-diretores e ex-diretoras, além da própria Administração Superior. Hoje, não é tão mais difícil criar cursos de doutorado, mas manter, consolidar”, observou.

O reitor, professor Sylvio Puga foi quem encerrou as falas por parte da Ufam e se dirigiu, inicialmente, aos novos pós-graduandos, doutorandos. “Vocês serão instigados a todo instante nesta nova etapa. Aproveitem cada minuto que estiverem nesse curso, valorizem. É um momento mágico na vida de cada um e também de muita responsabilidade, porque vocês fazem parte da história contada em capítulos. É a primeira turma, é um grande compromisso”, disse.

Ele finalizou, mencionando e enaltecendo Josephina de Mello, precursora da Enfermagem no Amazonas.

A solenidade seguiu com a leitura dos termos de posse da coordenação do PPG de Enfermagem: Gilsirene Scantelbury de Almeida (coordenadora); Zilmar Augusto de Souza Filho (Vice-coordenador); e os membros Arinete Veras Fontes Esteves e Deyvylan Araújo; seguido pela aula inaugural do curso.

*Com informações da Ufam

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Capacitação em boas práticas para manejo do pirarucu beneficia mais de 80 pescadores na RDS Mamirauá

Ambos os cursos abordam temas fundamentais, como higiene pessoal, tipos de contaminação, uso de EPIs, legislação sanitária e mais.

Leia também

Publicidade